Dejalma Cremonese

DISCIPLINA: Introdução à Filosofia (Temas da Filosofia - DCG)
PROFESSOR: Dejalma Cremonese, Dr.
SITEwww.capitalsocialsul.com.br
E-maildcremoisp@yahoo.com.br
Ano/Semestre: 2017/II

EMENTA

A natureza de problemas, conceitos e argumentos filosóficos. Principais autores, temas e períodos da História da Filosofia ocidental. Os problemas centrais da epistemologia, da ontologia, da ética e da filosofia política.

OBJETIVOS 
Ao término da disciplina o aluno será capaz de:

a) Compreender os fundamentos da Filosofia e dominar conceitos filosóficos, contrastando-os e relacionando-os com questões de ordem científica e factual.

b) Distinguir os principais períodos da história da filosofia ocidental, bem como as principais correntes de pensamentos vinculados a eles.

c) Conhecer e dominar os principais problemas da epistemologia, da ontologia, da ética e da filosofia política, bem como algumas das soluções apresentadas pelos principais pensadores.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PROGRAMA

Parte I O ethos do homem feliz na mitologia grega
1 A origem dos mitos
2 Do caos ao cosmos
3 A aretê de Ulisses nas obras de Homero
4 A hybris na obra de Ésquilo e Sófocles

Parte II A filosofia como modo de vida
1 O que é a filosofia?
2 A filosofia ensina a humildade
3 Filosofia não é autoajuda
4 Para que serve a filosofia?

Parte III A ética socrática
1 Sócrates histórico ou não?
2 A ética
3 Os sofistas
4 O bem viver
5 O método
6 A morte

Parte IV O amor a partir de Platão
1 O amor eros
2 O amor philia
3 O amor-ágape
4 A revolução do amor

Parte V A felicidade em Aristóteles
1 A trajetória intelectual
2 Influências teóricas e obras
3 A sociabilidade e a vida política
4 A felicidade no mundo antigo
5 O Livro I e II da Ética a Nicômaco

Parte VI A filosofia helênica
1 Os cínicos
2 Os epicuristas
3 Os estoicos

Parte VII A ética para uma vida boa
1 Diferentes entendimentos
2 Ética é cuidado
3 A moral nossa de cada dia
4 Breve evolução histórica da moral
4.1 A moral cristã
4.2 A moral laica moderna
4.3 A moral pós-moralista

CRONOGRAMA DAS AULAS 

Aula 1 – Apresentação do programa e bibliografia (07/08)

Aula 2 – A mitologia Grega (14/08)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.14-50)

Aula 3 – A mitologia Grega (21/08) 
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.14-50)

Aula 4 – A filosofia como modo de vida (28/08)
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.51-75)

Aula 5 – A filosofia como modo de vida (04/09)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.51-75)

Aula 6 – A ética socrática (11/09)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.74-92)

Aula 7 – A ética socrática (18/09)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.74-92)

Aula 8 – O amor a partir de Platão (25/09)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.93-110)

Aula 9  O amor a partir de Platão (02/10)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.93-110)

Aula 10 - A felicidade em Aristóteles (09/10)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.111-129)

Aula 11 – A felicidade em Aristóteles (16/10)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.111-129)

Aula 12 - A ética das escolas Helênicas (23/10)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.129-147)

Aula 13 - A ética das escolas Helênicas (30/10)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.129-147)

Aula 14 - A ética para uma vida boa (06/11)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.148-174)

Aula 15 - A ética para uma vida boa (13/11)
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.148-174)

Aula 16 - Avaliação final (20/11)

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

CREMONESE, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017.

BIBLIOGRAFIA GERAL

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da filosofia: antiguidade e Idade Média. Vol. I. São Paulo: Paulus, 1990.

BOCAYUVA, I. (Org.) Ethos na antiguidade. Rio de Janeiro: Via Verita, 2013.

BOTTON, A. As consolações da filosofia. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2013.

BRUN, J. Sócrates, Platão, Aristóteles. Lisboa: Dom Quixote, 1994.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

COMTE-SPONVILLE, A. A vida Humana. São Paulo: Marins Fontes, 2009.

COMTE-SPONVILLE, A. Apresentações da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CORTELLA, M. S; LA TAILE, Y. Nos labirintos da moral. Campinas: Papirus 7 mares, 2013.

COSTA, A. “O ethos humano segundo Heráclito”. In. BOCAYUVA, I. (Org.) Ethos na antiguidade. Rio de Janeiro: Via Verita, 2013.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

CREMONESE, D. Teoria política. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2008 (Coleção Educação à Distância. Série Livro-Texto).

DE BARROS FILHO, Clóvis. A vida que vale a pena ser vivida. Editora Vozes, 2010.

DORION, L-A. Compreender Sócrates. Petrópolis; Editora vozes, 2006.

EMPÍRICO, S.Hipotiposes Pirrônicas, Livro I. Tradução livre de Peter R. de Oliveira, Rio de Janeiro: 2005.

EPICURO. Carta da Felicidade (a Meneceu). São Paulo: UNESP, 2002.

FERRY, Luc. A sabedoria dos mitos gregos. Aprendendo a viver II. Tradução Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

FERRY, Luc. Aprender a viver: Filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2010.

FIGAL, Günter. “Sócrates: o filósofo”. In: ERLER, M.; GRAESER, A. Filósofos da antiguidade: dos primórdios ao período clássico. Tradução de Lya Luft. 1ª reimpr. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2005.

FINLEY, Moses. I. O legado da Grécia: uma nova avaliação. Brasília: Editora da UnB, 1998.

FRANCHINI, A. S.; SEGANFREDO, C. As 100 melhores histórias da mitologia: deuses, heróis, monstros e guerras da tradição greco-romana. Porto Alegre : L&PM, 2007.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo : Companhia das Letras, 2012.

GOTTLIEB, A. Sócrates: o mártir da filosofia. Tradução de Irley Fernandes Franco. 1ª reimpressão. São Paulo: Editora UNESP, 1999 (Coleção Grandes Filósofos). Título original: Socrates: philosophy’s martyr. Data da publicação original: 1997.

HADOT, P. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Editora Loyola, 2010.

HIRSCHBERGER, Johannes. História da filosofia na antiguidade. 2. ed., rev. e aumentada. Tradução e prefácio de Alexandre Correia. São Paulo: Editora Herder, 1965. Título original: Geschichteder Philosophie, I, Die Philosophie des Altertums. Publicação original: 1962.

HOMERO. A Ilíada. Versão para e-book, 2009.

HOMERO. A Odisséia. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1994.

JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KOHAN, Walter Omar. Sócrates e a educação:o enigma da filosofia. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011 (Coleção “Pensadores & Educação”).

LAÊRTIOS, D. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2008.

LENOIR, F. Sócrates, Jesus, Buda: três mestres de vida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

LIPOVETSKY. G. Metamorfoses da cultura liberal. Porto Alegre: Editora sulina, 2004.

MACMAHON, D. M. Felicidade: uma história. São Paulo: Globo, 2006.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

MARÍAS, J. O tema do homem. São Paulo: Duas cidades, 1975.

MENDONÇA, E. P. de. O Mundo precisa de Filosofia. 10ª ed., Rio Janeiro: Agir, 1991.

OUTHWAITE, W.; BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.

PLATÃO. A república (volumes I e II). Tradução de J. Guinsburg. Introdução e notas de Robert Baccou. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965. Título original: Πολιτεία.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999 (Coleção “Os Pensadores”).

RACHELS, J; RACHELS, S. Os elementos da filosofia moral. Porto alegre: AMGH, 2013.

RUSSELL, B. Os problemas da filosofia. Disponível em: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Os-Problemas-da-Filosofia-Russell.pdf. Acesso em: Out.2015.

SABINE, George H. Historia de la teoría politica. Tradución de Vicente Herrero revisada por Thomas Landon Thorson. 3. ed. Méximo: FCE, 1994.

SAUNDERS, C. [et. al.] Como estudar filosofia: guia prático para estudantes. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SAVATER, F. Desperta e lê. São Paulo: Martins fontes, 2000.

SÊNECA. Da felicidade. Porto Alegre: L&PM, 2012.

SÓFOCLES, Antígona. Tradução de Donaldo Schüller. Porto Alegre: L&PM, 1999.

SPINELLI, M. Questões fundamentais da filosofia grega. São paulo: Edições Loyola, 2006.

TAYLOR, C. A ética da autenticidade. São Paulo: É Realizações Editora, 2011.

TORRANO, J.A.A. Hesíodo, Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Iluminuras, 1991.

VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2008 (Coleção “Primeiros Passos”).

VERNANT, J-P. Mito e pensamento entre os gregos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, EdUSP, 1973.

WARBURTON, Nigel. Uma breve história da filosofia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013 (Coleção L&PM Pocket).

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

O curso será desenvolvido através de aulas expositivas e de discussão dos textos em sala de aula. A cada aula pressupõe-se que os alunos tenham lido a bibliografia obrigatória da aula em curso e das aulas anteriores de forma a permitir a compreensão efetiva do conteúdo. A média final resultará de três notas:

a) a primeira advém da entrega do total de resumos advindos das leituras indicadas no programa (peso 3,3);
c) a segunda nota advém de uma avaliação parcial (peso 3,3)
d) a terceira e última nota advém de uma avaliação final (peso 3,3)

Procedimento:
1. Entrega de resumos das leituras indicadas. Entregar de forma manuscrita no início de cada aula (valor: 3,3)
2. Avaliação parcial I (peso 3,3)
3. Avaliação final II (peso 3,3)

 COBRANÇA DE FREQUÊNCIA: Os/as estudantes que tiverem frequência inferior a 75% (oito faltas ou mais) serão reprovados/as, ainda que tenham nota suficiente para serem aprovados/as.

 Um bom semestre a todos nós!!!