Prof. Dr. Dejalma Cremonese

DISCIPLINA: Ética e Felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa
PROFESSOR: Dejalma Cremonese, Dr.
Período: I 2019
Créditos: 04
Carga Horária: 60
Sala/Auditório:
SITEwww.capitalsocialsul.com.br
E-maildcremoisp@yahoo.com.br
Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/68cremonese

EMENTA
Estudo dos principais autores a História da Filosofia Clássica que tratam o tema da ética e da felicidade. Eudaimonia, vida bem-sucedida, a felicidade através dos mitos. A ética da vida boa. O sentido da vida boa para os antigos pensadores. Como ser feliz? Estudo da Psicologia Positiva

OBJETIVOS
Ao término da disciplina o aluno será capaz de:
a) Compreender os fundamentos da Filosofia e dominar conceitos filosóficos, contrastando-os e relacionando-os com questões de ordem científica e factual.
b.) Aprofundar a leitura de autores da filosofia clássica que tratam sobre os temas da ética e da felicidade.
d) Estudar a contribuição da Psicologia Positiva para o conhecimento da Felicidade

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PROGRAMA
Unidade I O ethos do homem feliz na mitologia grega
1 A origem dos mitos 
2 Do caos ao cosmos 
3 A aretê de Ulisses nas obras de Homero 
4 A hybris na obra de Ésquilo e Sófocles

Unidade II A filosofia como modo de vida
1 O que é a filosofia?
2 A filosofia ensina a humildade
3 Filosofia não é autoajuda
4 Para que serve a filosofia?

Unidade III A ética socrática
1 Sócrates histórico ou não?
2 A ética
3 Os sofistas
4 O bem viver
5 O método
6 A morte

Unidade IV O amor a partir de Platão
1 O amor eros
2 O amor philia
3 O amor-ágape
4 A revolução do amor

Unidade V A felicidade em Aristóteles
1 A trajetória intelectual
2 Influências teóricas e obras
3 A sociabilidade e a vida política
4 A felicidade no mundo antigo
5 O Livro I e II da Ética a Nicômaco

Unidade VI A filosofia helênica
1 Os cínicos
2 Os epicuristas
3 Os estoicos

Unidade VII A ética para uma vida boa
1 Diferentes entendimentos
2 Ética é cuidado
3 A moral nossa de cada dia
4 Breve evolução histórica da moral
4.1 A moral cristã
4.2 A moral laica moderna
4.3 A moral pós-moralista

Unidade VIII O estudo da Psicologia Positiva
1. Estudo da Felicidade em Universidades do Mundo: Harvard e Yale
2. Os Princípios da Felicidade segundo a Psicologia Positiva
3. Os estudos de Martin Seligman, Tal-Ben-Shahar e Shawn Achor


CRONOGRAMA DAS AULAS

Aula 1 – Acolhida, apresentação do programa, bibliografia e metodologia

Aula 2 – Aula Inaugural: Ética e Felicidade
Video: Aula Inaugural - assista>>

Aula 3 – O que podemos aprender dos mitos gregos
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.14-50)
Vídeo: O poder do mito de Joseph Campbell (1)- assistir>>
Vídeo: O poder do mito de Joseph Campbell (2)- assistir>>

Aula 4 – A filosofia como modo de vida
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.51-75)
Vídeo: O que é filosofia?

Vídeo: A Paidéia Grega (1) - assista>>
Vídeo: A Paidéia Grega (2) - assista>> 

Vídeo: A Paidéia Grega (3) - assista>> 

Aula 5 – O autoconhecimento socrático 
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.74-92)
Vídeo: A Ética de Sócrates - assista>> 

Aula 6 – O estudo do amor a partir de Platão
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.93-110)
Vídeo: O amor em Platão - assista>>
Vídeo: Arte de amar em Erich Fromm (1) - assista>>
Vídeo: Arte de amar em Erich Fromm (2) - assista>>

Aula 7 – A felicidade (eudaimonia) em Aristóteles 
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.111-129)
Vídeo: Felicidade - assista>> 
Vídeo: Eudaimonia - asista>>

Aula 8 – A ética e a vida feliz a partir das escolas Helênicas 
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.129-147)
Vídeo: Viver a frugalidade - assista>>
Vídeo: viver o tempo presente - assista>>

Aula 9 – Os valores ético e morais na pós Modernidade
Indicação de Leitura 
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.148-174)
Vídeo: Ética para uma vida boa - assista>>

Aula 10 - A vida feliz humana.
Indicação de Leitura:
Livro: Fermani, Arianna. A vida feliz Humana - diálogos com Platão e Aristóteles.

Aula 11 - Aula moodle

Aula 12 - Elementos da Psicologia Positiva
Indicação de Leitura 
Livro: Achor, Shawn. O jeito Harvard de ser. São Paulo: Saraiva. 2016.

Aula 13 - Seminários

Aula 14 - Seminários

Aula 15 - Avaliação final

COBRANÇA DE FREQUÊNCIA: 
Os/as estudantes que tiverem frequência inferior a 75% serão reprovados/as, ainda que tenham nota suficiente para serem aprovados/as.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Livro: CREMONESE, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da filosofia: antiguidade e Idade Média. Vol. I. São Paulo: Paulus, 1990.
BOCAYUVA, I. (Org.) Ethos na antiguidade. Rio de Janeiro: Via Verita, 2013.
BOTTON, A. As consolações da filosofia. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2013.
BRUN, J. Sócrates, Platão, Aristóteles. Lisboa: Dom Quixote, 1994.
COMTE-SPONVILLE, A. A vida Humana. São Paulo: Marins Fontes, 2009.
COMTE-SPONVILLE, A. Apresentações da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
CORTELLA, M. S; LA TAILE, Y. Nos labirintos da moral. Campinas: Papirus 7 mares, 2013.
COSTA, A. “O ethos humano segundo Heráclito”. In. BOCAYUVA, I. (Org.) Ethos na antiguidade. Rio de Janeiro: Via Verita, 2013.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
DE BARROS FILHO, Clóvis. A vida que vale a pena ser vivida. Editora Vozes, 2010.
DORION, L-A. Compreender Sócrates. Petrópolis; Editora vozes, 2006.
EMPÍRICO, S.Hipotiposes Pirrônicas, Livro I. Tradução livre de Peter R. de Oliveira, Rio de Janeiro: 2005.
EPICURO. Carta da Felicidade (a Meneceu). São Paulo: UNESP, 2002.
FERRY, Luc. A sabedoria dos mitos gregos. Aprendendo a viver II. Tradução Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
FERRY, Luc. Aprender a viver: Filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2010.
FIGAL, Günter. “Sócrates: o filósofo”. In: ERLER, M.; GRAESER, A. Filósofos da antiguidade: dos primórdios ao período clássico. Tradução de Lya Luft. 1ª reimpr. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2005.
FINLEY, Moses. I. O legado da Grécia: uma nova avaliação. Brasília: Editora da UnB, 1998.
FRANCHINI, A. S.; SEGANFREDO, C. As 100 melhores histórias da mitologia: deuses, heróis, monstros e guerras da tradição greco-romana. Porto Alegre : L&PM, 2007.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo : Companhia das Letras, 2012.
GOTTLIEB, A. Sócrates: o mártir da filosofia. Tradução de Irley Fernandes Franco. 1ª reimpressão. São Paulo: Editora UNESP, 1999 (Coleção Grandes Filósofos). Título original: Socrates: philosophy’s martyr. Data da publicação original: 1997.
HADOT, P. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Editora Loyola, 2010.
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HOMERO. A Ilíada. Versão para e-book, 2009.
HOMERO. A Odisséia. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1994.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KOHAN, Walter Omar. Sócrates e a educação:o enigma da filosofia. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011 (Coleção “Pensadores & Educação”).
LAÊRTIOS, D. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2008.
LENOIR, F. Sócrates, Jesus, Buda: três mestres de vida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
LIPOVETSKY. G. Metamorfoses da cultura liberal. Porto Alegre: Editora sulina, 2004.
MACMAHON, D. M. Felicidade: uma história. São Paulo: Globo, 2006.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
MARÍAS, J. O tema do homem. São Paulo: Duas cidades, 1975.
MENDONÇA, E. P. de. O Mundo precisa de Filosofia. 10ª ed., Rio Janeiro: Agir, 1991.
OUTHWAITE, W.; BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
PLATÃO. A república (volumes I e II). Tradução de J. Guinsburg. Introdução e notas de Robert Baccou. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965. Título original: Πολιτεία.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999 (Coleção “Os Pensadores”).
RACHELS, J; RACHELS, S. Os elementos da filosofia moral. Porto alegre: AMGH, 2013.
RUSSELL, B. Os problemas da filosofia. Disponível em: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Os-Problemas-da-Filosofia-Russell.pdf. Acesso em: Out.2015.
SABINE, George H. Historia de la teoría politica. Tradución de Vicente Herrero revisada por Thomas Landon Thorson. 3. ed. Méximo: FCE, 1994.
SAUNDERS, C. [et. al.] Como estudar filosofia: guia prático para estudantes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SAVATER, F. Desperta e lê. São Paulo: Martins fontes, 2000.
SÊNECA. Da felicidade. Porto Alegre: L&PM, 2012.
SÓFOCLES, Antígona. Tradução de Donaldo Schüller. Porto Alegre: L&PM, 1999.
SPINELLI, M. Questões fundamentais da filosofia grega. São paulo: Edições Loyola, 2006.
TAYLOR, C. A ética da autenticidade. São Paulo: É Realizações Editora, 2011.
TORRANO, J.A.A. Hesíodo, Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Iluminuras, 1991.
VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2008 (Coleção “Primeiros Passos”).
VERNANT, J-P. Mito e pensamento entre os gregos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, EdUSP, 1973.
WARBURTON, Nigel. Uma breve história da filosofia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013 (Coleção L&PM Pocket).

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
O curso será desenvolvido através de aulas expositivas e de discussão dos textos em sala de aula. A cada aula pressupõe-se que os alunos tenham lido a bibliografia obrigatória da aula em curso e das aulas anteriores de forma a permitir a compreensão efetiva do conteúdo. A média final resultará de três notas:
a) a nota da primeira avaliação será o resultado das leituras indicadas no programa e a entrega de resumos ao professor(peso 5,0);
b) a segunda nota será o resultado da elaboração de um produto que possa torná-los a si e aos seus colegas mais felizes (peso 5,0)

Um Feliz Semestre a todos nós!!!