Dejalma Cremonese

DISCIPLINA: Ética e Felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa
PROFESSOR: Dejalma Cremonese, Dr.
Período: I 2018
Créditos: 04
Carga Horária: 60
SITE: www.capitalsocialsul.com.br
E-mail: dcremoisp@yahoo.com.br

EMENTA
Estudo dos principais autores a História da Filosofia Antiga que tratam o tema da ética e da felicidade. Eudaimonia, vida bem-sucedida, a felicidade através dos mitos. A ética da vida boa. O sentido da vida boa para os antigos pensadores. Como ser feliz?

OBJETIVOS
Ao término da disciplina o aluno será capaz de:
a) Compreender os fundamentos da Filosofia e dominar conceitos filosóficos, contrastando-os e relacionando-os com questões de ordem científica e factual.
b) Relacionar o conhecimento mitológico com o conhecimento filosófico diferenciando os argumentos ficcionais/religiosos da argumentação racional, respectivamente.
c) Aprofundar a leitura de autores da filosofia antiga que tratam sobre a ética e felicidade.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PROGRAMA
Unidade I O ethos do homem feliz na mitologia grega
1 A origem dos mitos
2 Do caos ao cosmos
3 A aretê de Ulisses nas obras de Homero
4 A hybris na obra de Ésquilo e Sófocles

Unidade II A filosofia como modo de vida
1 O que é a filosofia?
2 A filosofia ensina a humildade
3 Filosofia não é autoajuda
4 Para que serve a filosofia?

Unidade III A ética socrática
1 Sócrates histórico ou não?
2 A ética
3 Os sofistas
4 O bem viver
5 O método
6 A morte

Unidade IV O amor a partir de Platão
1 O amor eros
2 O amor philia
3 O amor-ágape
4 A revolução do amor

Unidade V A felicidade em Aristóteles
1 A trajetória intelectual
2 Influências teóricas e obras
3 A sociabilidade e a vida política
4 A felicidade no mundo antigo
5 O Livro I e II da Ética a Nicômaco

Unidade VI A filosofia helênica
1 Os cínicos
2 Os epicuristas
3 Os estoicos

Unidade VII A ética para uma vida boa
1 Diferentes entendimentos
2 Ética é cuidado
3 A moral nossa de cada dia
4 Breve evolução histórica da moral
4.1 A moral cristã
4.2 A moral laica moderna
4.3 A moral pós-moralista

CRONOGRAMA DAS AULAS

Aula 1 – Apresentação do programa e bibliografia

Aula 2 – A mitologia Grega
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.14-50)
Vídeo: comentário sobre os mitos - assistir>>

Aula 3 – A mitologia Grega
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.14-50)
Vídeo: O poder do mito de Joseph Campbell (1)- assistir>>
Vídeo: O poder do mito de Joseph Campbell (2)- assistir>>

Aula 4 – A filosofia como modo de vida
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.51-75)
Vídeo: O que é filosofia?

Aula 5 – A filosofia como modo de vida
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017 (p.51-75)
Vídeo: A Paidéia Grega (1) - assista>>
Vídeo: A Paidéia Grega (2) - assista>>

Vídeo: A Paidéia Grega (3) - assista>>

Aula 6 – A ética socrática
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.74-92)
Vídeo: A Ética de Sócrates - assista>>

Aula 7 – A ética socrática
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.74-92)

Aula 8 – O amor a partir de Platão
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.93-110)
Vídeo: O amor em Platão - assista>>

Aula 9 – O amor a partir de Platão
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.93-110)
Vídeo: Arte de amar em Erich Fromm (1) - assista>>
Vídeo: Arte de amar em Erich Fromm (2) - assista>>

Aula 10 - A felicidade em Aristóteles
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.111-129)
Vídeo: Felicidade - assista>>
Vídeo: Eudaimonia - asista>>

Aula 11 – A felicidade em Aristóteles
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.111-129)

Aula 12 - A ética das escolas Helênicas
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.129-147) Vídeo: Viver a frugalidade - assista>>
Vídeo: viver o tempo presente - assista>>

Aula 13 - A ética das escolas Helênicas
Indicação de Leitura
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.129-147)

Aula 14 - A ética para uma vida boa
Indicação de Leitura 
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.148-174)

Aula 15 - A ética para uma vida boa
Indicação de Leitura 
Livro: Cremonese, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa.Curitiba: Appris, 2017 (p.148-174)
Vídeo: Ética para uma vida boa - assista>>

Aula 16 - Avaliação final

Procedimentos de ensino, Formas e critérios de avaliação:

O curso será desenvolvido através de aulas expositivas e de discussão dos textos em classe. A cada aula pressupõe-se que os alunos tenham assistido o vídeo indicado e lido a bibliografia da aula em curso e das aulas anteriores de forma a permitir a compreensão efetiva do conteúdo. A média final resultará de três notas: a primeira advém da entrega de resumos (manuscritos) ddos vídeos e das leituras indicadas anteriormente (peso 50); a segunda nota valerá (5,0) advinda da prova final.


1. No início de cada aula o aluno deverá entregar pessoalmente e de forma manuscrita os resumos dos vídeos indicados e das leituras obrigatórias (valor total se for entregue todos os resumos: 5,0)
2. Avaliação final (valor: 5,0)

COBRANÇA DE FREQUÊNCIA: 
Os/as estudantes que tiverem frequência inferior a 75% serão reprovados/as, ainda que tenham nota suficiente para serem aprovados/as.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CREMONESE, D. Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da filosofia: antiguidade e Idade Média. Vol. I. São Paulo: Paulus, 1990.
BOCAYUVA, I. (Org.) Ethos na antiguidade. Rio de Janeiro: Via Verita, 2013.
BOTTON, A. As consolações da filosofia. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2013.
BRUN, J. Sócrates, Platão, Aristóteles. Lisboa: Dom Quixote, 1994.
COMTE-SPONVILLE, A. A vida Humana. São Paulo: Marins Fontes, 2009.
COMTE-SPONVILLE, A. Apresentações da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
CORTELLA, M. S; LA TAILE, Y. Nos labirintos da moral. Campinas: Papirus 7 mares, 2013.
COSTA, A. “O ethos humano segundo Heráclito”. In. BOCAYUVA, I. (Org.) Ethos na antiguidade. Rio de Janeiro: Via Verita, 2013.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
DE BARROS FILHO, Clóvis. A vida que vale a pena ser vivida. Editora Vozes, 2010.
DORION, L-A. Compreender Sócrates. Petrópolis; Editora vozes, 2006.
EMPÍRICO, S.Hipotiposes Pirrônicas, Livro I. Tradução livre de Peter R. de Oliveira, Rio de Janeiro: 2005.
EPICURO. Carta da Felicidade (a Meneceu). São Paulo: UNESP, 2002.
FERRY, Luc. A sabedoria dos mitos gregos. Aprendendo a viver II. Tradução Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
FERRY, Luc. Aprender a viver: Filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2010.
FIGAL, Günter. “Sócrates: o filósofo”. In: ERLER, M.; GRAESER, A. Filósofos da antiguidade: dos primórdios ao período clássico. Tradução de Lya Luft. 1ª reimpr. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2005.
FINLEY, Moses. I. O legado da Grécia: uma nova avaliação. Brasília: Editora da UnB, 1998.
FRANCHINI, A. S.; SEGANFREDO, C. As 100 melhores histórias da mitologia: deuses, heróis, monstros e guerras da tradição greco-romana. Porto Alegre : L&PM, 2007.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo : Companhia das Letras, 2012.
GOTTLIEB, A. Sócrates: o mártir da filosofia. Tradução de Irley Fernandes Franco. 1ª reimpressão. São Paulo: Editora UNESP, 1999 (Coleção Grandes Filósofos). Título original: Socrates: philosophy’s martyr. Data da publicação original: 1997.
HADOT, P. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Editora Loyola, 2010.
HIRSCHBERGER, Johannes. História da filosofia na antiguidade. 2. ed., rev. e aumentada. Tradução e prefácio de Alexandre Correia. São Paulo: Editora Herder, 1965. Título original: Geschichteder Philosophie, I, Die Philosophie des Altertums. Publicação original: 1962.
HOMERO. A Ilíada. Versão para e-book, 2009.
HOMERO. A Odisséia. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1994.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KOHAN, Walter Omar. Sócrates e a educação:o enigma da filosofia. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011 (Coleção “Pensadores & Educação”).
LAÊRTIOS, D. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2008.
LENOIR, F. Sócrates, Jesus, Buda: três mestres de vida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
LIPOVETSKY. G. Metamorfoses da cultura liberal. Porto Alegre: Editora sulina, 2004.
MACMAHON, D. M. Felicidade: uma história. São Paulo: Globo, 2006.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
MARÍAS, J. O tema do homem. São Paulo: Duas cidades, 1975.
MENDONÇA, E. P. de. O Mundo precisa de Filosofia. 10ª ed., Rio Janeiro: Agir, 1991.
OUTHWAITE, W.; BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
PLATÃO. A república (volumes I e II). Tradução de J. Guinsburg. Introdução e notas de Robert Baccou. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965. Título original: Πολιτεία.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999 (Coleção “Os Pensadores”).
RACHELS, J; RACHELS, S. Os elementos da filosofia moral. Porto alegre: AMGH, 2013.
RUSSELL, B. Os problemas da filosofia. Disponível em: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Os-Problemas-da-Filosofia-Russell.pdf. Acesso em: Out.2015.
SABINE, George H. Historia de la teoría politica. Tradución de Vicente Herrero revisada por Thomas Landon Thorson. 3. ed. Méximo: FCE, 1994.
SAUNDERS, C. [et. al.] Como estudar filosofia: guia prático para estudantes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SAVATER, F. Desperta e lê. São Paulo: Martins fontes, 2000.
SÊNECA. Da felicidade. Porto Alegre: L&PM, 2012.
SÓFOCLES, Antígona. Tradução de Donaldo Schüller. Porto Alegre: L&PM, 1999.
SPINELLI, M. Questões fundamentais da filosofia grega. São paulo: Edições Loyola, 2006.
TAYLOR, C. A ética da autenticidade. São Paulo: É Realizações Editora, 2011.
TORRANO, J.A.A. Hesíodo, Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Iluminuras, 1991.
VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2008 (Coleção “Primeiros Passos”).
VERNANT, J-P. Mito e pensamento entre os gregos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, EdUSP, 1973.
WARBURTON, Nigel. Uma breve história da filosofia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013 (Coleção L&PM Pocket).

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
O curso será desenvolvido através de aulas expositivas e de discussão dos textos em sala de aula. A cada aula pressupõe-se que os alunos tenham lido a bibliografia obrigatória da aula em curso e das aulas anteriores de forma a permitir a compreensão efetiva do conteúdo. A média final resultará de três notas:
a) a primeira advém da entrega do total de resumos advindos das leituras indicadas no programa (peso 3,3);
c) a segunda nota advém de uma avaliação parcial (peso 3,3)
d) a terceira e última nota advém de uma avaliação final (peso 3,3)

Procedimento:
1. Entrega de resumos das leituras indicadas. Entregar de forma manuscrita no início de cada aula (valor: 3,3)
2. Avaliação parcial I (peso 3,3)
3. Avaliação final II (peso 3,3)
 COBRANÇA DE FREQUÊNCIA: Os/as estudantes que tiverem frequência inferior a 75% (oito faltas ou mais) serão reprovados/as, ainda que tenham nota suficiente para serem aprovados/as.

Um bom semestre a todos nós!!!