Dejalma Cremonese - Sugestões de palestras/Agenda 2016 (II Semestre)

 

Sugestões de Palestras 2016 (II Semestre)

1. A vida que vale a pena ser vivida

Ementa: A verdadeira felicidade é aquela que é a meta da filosofia, é uma felicidade que não se obtém por meio de drogas, mentiras, ilusões, diversão ou treinamento (work-shop) de auto-ajuda. O objetivo da palestra é apresentar um debate sobre a felicidade a partir da filosofia. Partimos do princípio socrático de que: “Uma vida sem ser examinada não merece ser vivida”, por isso contextualizamos a filosofia na vida contemporânea (crise de valores). Mais a frente, tentamos “desconstruir” certos mitos que encobrem o conceito de felicidade nos dias de hoje: ser feliz é consumir o que se quer, é modelar o corpo conforme os padrões exigidos pela estética autoritária. Por fim, apresentamos o conceito felicidade a partir do filósofo Aristóteles e a escola epicurista: para eles a felicidade (eudaimonia) é estar no ordenamento cósmico, cada um desenvolvendo o máximo de sua capacidade e potencialidade, vivendo e valorizando o momento presente. 

2. Família e Educação na Pós-Modernidade

Ementa: Tendo presente as mudanças de valores conduzidas pela emergência e triunfo da modernidade, sua crise e a consolidação da pós-modernidade, esta palestra procura apresentar um debate de como se deu as metamorfoses da Família. Sabemos que tradicionalmente a Família é fonte de confiança, respeito, reciprocidade e valorização das relações; é através dela que passamos valores às futuras gerações através da educação. Cabe nesta palestra verificar se as mudanças e, consequentemente, as crises ocorridas nesses períodos impedem que a Família possa ser geradora de capital social e cidadania. Inicialmente discute-se as principais características da Pós-modernidade, logo após contextualiza-se os impactos sofridos pela Família no referido contexto, bem como aponta-se alternativas para que a educação possa colaborar na construção de uma sociedade alicerçada nos valores humanísticos e de cidadania plena.


3. Ética e Felicidade nas relações de trabalho

Ementa: A ética é uma das áreas que apresenta maior interesse nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. A relevância do conceito tem sua razão de ser por discutir temas relacionados à nossa vida no cotidiano, os sentidos dos atos e valores que adotamos na convivência entre todos os seres. A ética também é comumente encontrada nas diferentes profissões nos chamados “códigos de ética”, que são princípios e orientações que servem para a boa conduta do profissional. Percebe-se também que o termo “ética” é bastante usado pela opinião pública em geral ao se referir a dimensão política, pautada pela ausência de qualquer regramento de conduta moral. A palestra discute: a etimologia da palavra ética. A relação entre Ética e Moral , a ética e a relação aos temas do cotidiano; a ética na convivência humana.


4. A revolução do Amor

Ementa: A palestra procura abordar as diferentes dimensões do amor a partir da Filosofia (Eros, Philia e Ágape). Discute o amor Eros que vem da filosofia platônica (a partir do mito de Andrógino da obra O Banquete). Em Platão o Amor é carência, é falta, é desejo de preencher o vazio. É o amor erótico, físico e sexual, o amor apego. Já para Aristóteles o amor é Philia (amizade). Philia é necessária como um meio para atingir a felicidade ("ninguém escolheria viver sem amigos mesmo se tiver todos os outros bens" [1155a5– 6]) e a nobreza ou gentileza (καλόν) para si. Por fim, o amor Ágape (o amor cristão). O amor em Deus (salvação), amor incondicional e divino – imortalidade. Amor que faz com que o outro cresça e eu diminua.


5. Ética e política: uma relação necessária

Ementa: O objetivo desta palestra é retomar o sentido da política sob o viés da ética. Partindo de autores clássicos gregos até a contemporaneidade, a ideia é analisar criticamente quais aspectos e atitudes tornaram a política algo distante da população a partir de uma estratégia oligárquica, onde coligações, grupos econômicos e partidos filiam-se primando por interesses e prioridades particulares renegando o bem comum. É preciso recuperar na sociedade o conceito de política a partir do conceito grego “Bem Comum”, para que candidatos e eleitores façam da política a arte do bom governo, tenham como foco a defesa dos interesses públicos e não de alguns setores da sociedade. O objetivo central é incitar a convicção da cidadania ativa, tanto para políticos e candidatos bem como a população em geral.

6. O que podemos aprender dos mitos gregos?

Ementa: O mito não é uma mera história fantasiosa ou uma narração fictícia. O mito consiste em uma história que traz consigo um fundo de verdade, uma mensagem subliminar quase sempre imbuída de um valor ético, cujo objetivo é reger e manter a comunidade unida e organizada. O mito é um imaginário a partir do qual extraímos o sentido da vida. Dessa forma, o mito também deve ser buscado pela reflexão para chegar ao conhecimento. Até os filósofos, quando o raciocínio chega ao limite, recorrem ao mito como um modo de conhecimento suscetível de alcançar o inconhecível. No passado, uma pessoa tornava-se um mito quando servia de modelo para as outras. Já os heróis eram aqueles que fossem capazes de morrer pelo bem da coletividade. Então, quem são os nossos “modelos” e “heróis” contemporâneos? Seriam eles capazes de dar a vida pelo outro? Estas e outras indagações este trabalho procurará responder.


Público alvo

Instituições públicas, privadas, religiosas e demais interessadas, nossas palestras e cursos propiciam aos participantes uma visão reflexiva/motivacional sobre temas da Ética e das relações Humanas à luz da Filosofia e da Política.

Objetivo

Em um mundo que se transforma rapidamente nossas palestras e cursos procuram capacitar e potencializar as pessoas para a reflexão e o conhecimento sobre a Ética, Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas analisando e aprofundando os seguintes temas: Ética, Cidadania, Relações Interpessoais, Felicidade e Amor. Nosso argumentos se baseiam em valores humanísticos, reconhecendo e assumindo a dignidade e a responsabilidade humana frente à si mesmo e frente aos outros seres de suas relações.

Duração e Prolabore:  

À combinar

"O mais valioso entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos." Alfred Marshall

 

Palestrante:

Prof. Dr. Dejalma Cremonese
Currículo resumido:
Possui Graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (FAFIMC - 1990) – Viamão - RS; Graduação em Teologia - Faculdades Palotinas (FAPAS - 1992) - Santa Maria RS; Especialista em Pesquisa Científica pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA - 1996) – Santa Maria – RS; Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 1996) Santa Maria RS; Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2006) Porto Alegre. Atualmente é professor Adjunto III do Departamento de Ciências Sociais da UFSM. Professor do Mestrado em Ciências Sociais da UFSM. Tem experiência na área de Filosofia Antiga e Teoria Política. Desenvolve pesquisa em nos seguintes temas: Filosofia como modo de vida, Ética e Pós-Modernidade.

Entre em contato e solicite informações
Prof. Dr. Dejalma Cremonese

E-mail:
dcremoisp@yahoo.com.br
Fones:
(55) 3347 5331 (Res.)
(55) 9930 5331 (Cel.)

Site: www.capitalsocialsul.com.br

 

Agenda 2016

MAIO

17/05/2016, terça-feira, às 19h – Palestra “Ética e Política: uma relação necessária” Alunos da Comunicação Social (UnoChapecó) - Chapecó SC.

21/05/2016, Sábado, às 09h – Palestra “Ética e Felicidade nas relações Humanizadoras” Professores Escola Professora Celina de Moraes - Santa Maria - RS.

22/05/2016, Domingo, às 08h – Palestra “Ética e Felicidade na relações Humanizadoras” Lideranças religiosas (Igreja Católica) - Cachoeira do Sul - RS.

25/05/2016, terça-feira, às 19h – Palestra “Ética e Política: uma relação necessária” Alunos da Administração (Unijuí) - Panambi - RS.

31/05/2016, Terça-feria, às 19h – Palestra “Ética e Felicidade nas relações humanizadoras” Professores - Polo UaB - Restinga Seca - RS.

 

JUNHO

07/06/2016, Terça-feira, às 19h – Palestra “Ética e Felicidade na relações Humanizadoras” Lideranças religiosas (Igreja Católica) - Julio de Castilhos - RS.

20/06/2016, Terça-feira, às 20h – Palestra “Desafios da Geração Z frente a Pós-Modernidade - Juventude Cursilhista - Santa Maria - RS

 

JULHO

04/07/2016, Segunda-feira, às 20:00 - Palestra "Ética para uma vida boa" lideranças religiosas (Cursilhistas) - Santa Maria - RS.

15/07/2016, Sexta-feira, às 19h – Palestra “Ética e Educação na pós-Modernidade” Professores - Restinga Seca - RS.

21/07/2016, Sexta-feira, às 15h – Palestra “Ética e Felicidade nas relações humanizadoras” (Emater) - São Sepé - RS.

22/07/2016, Sexta-feira, às 14h – Palestra “Ética e Felicidade nas relações humanizadoras” (Emater) - Dona Francisca - RS.


AGOSTO

SETEMBRO

09/09/2016, Sexta-feira, às 19:30-21:30 - Palestra: "Por uma ética da diversidade na Pós Modernidade" (reflexiva/motivacional) - (Professores e alunos - Polo UaB Agudo - Agudo - RS - Promoção Polo UaB/Agudo

17/09/2016, Sábado, às 09:00-12:00 - Palestra: "Ética e Felicidade nas relações humanizadoras" (reflexiva/motivacional) - (Sindicalistas) - Ijuí - RS - Promoção Sinpro/Ijui

22/09/2016, Quinta, às 14:00-16:00 - Palestra "Para uma ética da vida boa e feliz" (motivacional) - (Mulheres rurais) - Ivorá - RS - Promoção Prefeitura de Ivorá

27/09/2016, Terça-feira, às 20:00-22:00 - Palestra "A paideia grega: o homem bom e belo" (reflexiva) - (grupo de médicos) - Santa Maria - RS - Promoção grupo de médicos independentes

OUTUBRO

03/10/2016, Segunda, às 14:00-16:00 - Palestra "A vida boa que merecemos" (motivacional) - (Terceira Idade) - Julio de Castilhos - RS

07/10/2016, Sexta-feira, às 14:00-16:00 - Palestra "A vida boa que merecemos" (motivacional) - (Terceira Idade) - São João do Polesine - RS

14/10/2016, Sexta-feira, às 14:00-16:00 - Palestra "A vida boa que merecemos" (motivacional) - (Terceira Idade) - Pinhal grande - RS

16/10/2016, Domingo, às 10:00-12:00 - Palestra: " A liderança cristã frente os desafios Pós-Modernos" (reflexiva/motivacional) - (lideranças religiosas) - Restinga Seca - RS

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Compartilhe!